Estratégias políticas na comunicação: o telejornal e sua relação com a criação legislativa brasileira

Autores

  • Renata Caleffi
  • João Somma Neto

Resumo

A construção legislativa no Brasil é realizada pelo Poder Legislativo, seja ele na esfera municipal, estadual ou Federal. Com a presença dos veículos de comunicação no cotidiano da sociedade atual, é a ferido aos meios, uma ideia de poder sobre a decisão de construção de políticas públicas no país e, devido a isto, compreender qual é a relação entre as estratégias políticas e a comunicação se faz necessário. Pesquisas conferem à comunicação um poder de influência nas decisões políticas, mas, em algumas situações, este „poder‟ é posto em conflito. Através das conceituações teóricas sobre estratégias políticas, quantificou-se o andamento legislativo da Lei Seca, buscando comparar a tramitação com a divulgação de notícias sobre o tema noJornal Nacional, a fim de determinar qual é o papel do telejornalismo na construção legislativa brasileira.

Palavras-chave: Comunicação; Produção legislativa; Telejornalismo; Estratégias políticas.

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Publicado

2014-11-19

Edição

Seção

Artigos