Mãe abre a felicidade: a consolidação da mitologia feminina, de donzela a grande mãe, nas publicidades da Coca-Cola Company

Autores

  • Ada Késea Guedes Bezerra PPGC/UFPB
  • Antonio Carlos de S. S. Andrade
  • Carla Cordeiro de Oliveira

Resumo

Sob a luz de Sal Randazzo (1996) e Lucia Santaella (2008), o presente estudo busca, através de análise de conteúdo, compreender como a figura feminina se consolidou como símbolo das publicidades do grupo Coca-Cola Company, através dos arquétipos da Grande Mãe e da Donzela. Na tentativa de entender seus efeitos, estratégias e elementos estéticos, analisamos peças publicitárias que evidenciam a mulher aliada a outros tipos de arquétipos criados em torno da marca, como os lugares e momentos, situações e temas míticos. O trabalho versa também sobre como a marca expandiu seu campo de atuação, deixando de ser apenas um alimento, para se tornar vestimenta, canal de rádio, acessório e, mais que isso, um estilo de vida.

Palavras-Chave: Mitologia. Mulher. Consumo. Publicidade. Coca-Cola.

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Publicado

2016-02-20

Edição

Seção

Artigos