Consumo via dispositivos digitais sem benefício monetário: potencial para politicidades e (re)humanização das relações

Autores

  • Fernanda Elouise Budag

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n10.55694

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo, Consumo colaborativo, Politicidades, Dispositivos digitais.

Resumo

Assumimos como objeto teórico deste estudo discursos construídos sobre práticas que se dão em torno de dispositivos digitais de interação social com propostas de consumo colaborativo que não envolvem o benefício monetário. Questionamos efetivamente quais as narrativas construídas em torno de novas práticas de consumo atreladas a um projeto de economia colaborativa sem troca monetária e quais os sentidos que emergem daí. Com um desenho de pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, nosso protocolo metodológico desdobrou-se entre pesquisa bibliográfica, dialogando com autores como Botsman (2013), Agamben (2005) e Rocha (2012); observação das interações dos usuários gestadas nos dispositivos objetos empíricos do estudo (Beliive e Tem Açúcar?); e entrevistas em profundidade, acompanhadas de preenchimento de questionário sociocultural. Disso, identificamos que um significado que emerge forte da motivação para o uso desses dispositivos é sua potência de (re)humanização das relações.

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Publicado

2020-10-09

Edição

Seção

Artigos