O convívio escolar em Atypical e o reconhecimento da neurodiversidade
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n10.55775Palavras-chave:
Autismo, Convívio escolar, Neurodiversidade, Reconhecimento, Ressignificação.Resumo
Essa pesquisa observa as representações da busca pelo reconhecimento da neurodiversidade no contexto escolar presentes na série Atypical (2017). Para a identificação dos convívios e conflitos vivenciados em ambiente escolar foi elaborado um atento levantamento dos oito episódios da primeira temporada da série. O corpus teórico é constituído pelas teorias do reconhecimento intersubjetivo (HONNETH, 2003), neurodiversidade (SINGER, 1999), convívio e forma de vida (FONTANILLE, 2014) e pela ressignificação (MÜHL & ESQUINSANI, 2004). Notamos que os achados enunciados na série revelam que a ressignificação não se dá apenas para o autismo e seus estigmas ou ainda para o seu portador, mas contribui no campo comunicacioal com seus interlocutores e com a sociedade que luta por reconhecimento das atipicidades.