A moda sustentável: iniciativas baseadas no ecomarketing acompanham a mudança na relação de consumo de vestuário – estudo de caso da marca Alhma, coleção Ufologia (2019)

Autores

  • Mozarth D. A. Miranda
  • Pietro F. Mesquita

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n10.55806

Palavras-chave:

Moda, Sustentabilidade, Ecomarketing, Ahlma, Coleção Ufologia.

Resumo

Mudanças de paradigma vêm ocorrendo globalmente no contexto da moda, de forma que grandes marcas do mercado têm aderido à perspectiva do desenvolvimento sustentável, que busca equilibrar os interesses econômicos da marca com as necessidades sociais e ambientais. A partir deste contexto, o presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma os conceitos de sustentabilidade e marketing ecológico são praticados pelas empresas no ramo da moda e qual a importância destes para a sua imagem. Para tal, utilizou-se como metodologia um estudo de caso com abordagem qualitativa. A marca escolhida foi a Ahlma, em sua coleção Ufologia, coleção de inverno de 2019. Os dados foram coletados a partir de materiais e documentos que constam no site oficial da marca, bem como de materiais publicados nas redes sociais e documentos disponibilizados pela empresa. A análise dos dados foi feita por meio da observação e exame da coleção, traçamos as dimensões da sustentabilidade e do marketing ecológico.

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Publicado

2020-10-16

Edição

Seção

Artigos