Atletiba via mídias sociais: as novas mídias como uma alternativa às transmissões ao vivo do futebol contra o monopólio hegemônico da Rede Globo de Televisão

Autores

  • Fabia Ioscote

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n10.55826

Palavras-chave:

Comunicação, Mídias sociais, Jornalismo, Futebol, Atletiba.

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões teórico-práticas sobre qual o significado da quebra da hegemonia de uma emissora de televisão na transmissão ao vivo do futebol. O objeto empírico é o Atletiba via mídias sociais ocorrido em 2017. Os estudos foram realizados em duas etapas: 1) interpretação dos documentos regulatórios e peculiaridades do mercado de futebol paranaense e análise das transmissões do Atletiba; 2) pesquisa empírica de abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas utilizando inspiração na técnica de Análise de Conteúdo (AC) para a análise dos dados coletados. Os conceitos teóricos tensionados abordam a comunicação e as novas mídias, a globalização sob o viés hegemônico e movimentos de embates diante das brechas, além do paradigma tecnológico e cibercultura. Os resultados permitiram uma exposição das possibilidades de comunicação por meio das mídias sociais como uma alternativa à televisão e ainda reflexões sobre as particularidades das brechas encontradas neste ato.

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Publicado

2020-10-18

Edição

Seção

Artigos