Produção de cinema nos países de língua portuguesa: o Cineport como guardião da história e da memória nacionais

Autores

  • Sonia Virgínia Moreira
  • Vitor Pereira de Almeida
  • Ricardo Matos de Araújo Rios

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n11.56101

Palavras-chave:

Cineport, História, Memória, Cataguases.

Resumo

Este artigo analisa as edições do Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport) como espaço de rememoração histórica do cinema produzido em países participantes da CPLP –Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A lusofonia está na base da organização da Comunidade e também do festival. O texto destaca como a primeira cidade-sede do evento tem profundas relações históricas com o cinema. Como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica se associa à análise documental para evidenciar como a memória está presente no Festival. O artigo conclui que é possível identificar o Cineport como guardião da memória coletiva e da história do cinema dos países lusófonos.

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Publicado

2020-11-08

Edição

Seção

Artigos