Teorias da aprendizagem: concepções de um grupo de estudo sobre os paralelos que as relacionam

Autores

  • Mônica Paula de Sousa Martins
  • Bruno Fontes de Sousa
  • José Wagner Cavalcanti Silva
  • Paulo Henrique das Chagas Silva

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n11.56192

Palavras-chave:

Teorias da aprendizagem, Paralelos, Similaridades.

Resumo

As teorias da aprendizagem são modelos desenvolvidos com o intuito de explicar como o indivíduo aprende. Há aquelas que partem da premissa de que a aprendizagem é inerente ao ser humano; outras, que só é desenvolvida com a interação com o meio, e ainda aquelas que consideram que o novo conhecimento precisa estar inteiramente atrelado ao que o indivíduo já sabe. Surge então o questionamento: será possível estabelecer paralelos entre as diversas teorias da aprendizagem e utilizá-las concomitantemente na sala de aula? O presente artigo é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido de setembro de 2018 a maio de 2020 e tem o objetivo de apontar concepções de um grupo sobre possíveis interseções entre as principais teorias da aprendizagem. A pesquisa caracterizou um viés de similaridades entre as teorias da aprendizagem, possibilitando a investigação da cooperação entre elas na tentativa de buscar saber como o indivíduo aprende, através de suas inserções na sala de aula ou fora dela.

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Publicado

2020-11-15

Edição

Seção

Artigos