Interfaces naturais em jogos digitais para aprendizagem de matemática em estudantes com deficiência

Autores

  • Adriana Gomes Alves

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n01.57152

Palavras-chave:

Educação, Interface tangível, Deficiência intelectual.

Resumo

Aborda-se neste artigo o uso de interfaces naturais em jogos digitais no contexto da educação inclusiva. Parte-se da compreensão que o desenvolvimento do pensamento abstrato, necessário para a aprendizagem da matemática, é favorecido pelo processo de mediação simbólica, proposto por Vigotsky. O objetivo do artigo é discutir o uso de materiais concretos como interface natural em jogos digitais para aprendizagem de matemática. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo e exploratório. Os resultados apontam para as possibilidades de aprendizagem de matemática e de inclusão de alunos com deficiência intelectual, de forma lúdica e acessível.

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Publicado

2021-01-08

Edição

Seção

DOSSIÊ: GAMIFICAÇÃO, JOGOS DIGITAIS E JOGOS DE TABULEIRO NA EDUCAÇÃO