Aprendizagem móvel: app judô game
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n01.57175Palavras-chave:
Informática, Educação Física, Computação, Artes Marciais.Resumo
Entendemos que o espaço de aprendizagem pode acontecer em qualquer lugar e em qualquer momento, não necessariamente em sala de aula ou laboratório. Desta forma, o conceito de gamificação surge para ressignificar algumas metodologias de ensino. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar a aplicabilidade de um app para dispositivos móveis com a temática de judô. Foi idealizado pelos autores um app chamado de judô game e aplicado a professores de judô que responderam a um questionário semiaberto. As respostas foram analisadas de acordo com três categorias: relevância quanto ao uso de tecnologias para a aprendizagem; ensino aprendizagem com o uso de app; motivação e dinâmica de aplicação do app. Percebemos com esse estudo que o app Judo Game alcançou o objetivo a que foi proposto e teve aceitação por parte dos professores. Mais relevante ainda foi o reconhecimento da eficácia na aprendizagem dos conteúdos do judô a partir do uso do app.