Profanidades de Gaspar Noé: o uso da cor vermelha no filme Clímax

Autores

  • Deivide Eduardo de Souza Gomes
  • Cássia Lobão Assis
  • Eduardo Michel Maciel Neiva

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n01.57226

Palavras-chave:

Vermelho, Teoria da Cor, Elementos Cinematográficos, Audiovisual, Cinema.

Resumo

O objetivo deste trabalho é demonstrar a aplicação da cor vermelha como elemento narrativo na composição da produção audiovisual. Utilizou-se como objeto de estudo o filme “Clímax”, de Gaspar Noé. A metodologia considerou aspectos físicos, fisiológicos e culturais e simbólicos da cor vermelha. Os resultados apontam para a importância do vermelho na formação para o trabalho com audiovisual, considerando que a possibilidade de uso vai além de uma atitude meramente intuitiva, ou seja, o uso do vermelho deve ser estratégico na construção perceptiva e consciente de novos signos culturais.

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Publicado

2021-01-14

Edição

Seção

Artigos