A jogada certa no crowdfunding: uma análise das recompensas oferecidas por jogos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n01.57235Palavras-chave:
Marketing, Crowdfunding, Consumo, Jogos.Resumo
Considerando as diversas formas de financiamento coletivo conhecidas, o crowdfunding é hoje uma das mais utilizadas para pequenos projetos por seu baixo custo de criação e seu longo alcance. Por isto, este estudo analisa, dentro dos projetos de crowdfunding no Brasil que envolvem jogos, como as descrições de cada projeto buscavam atingir os seus potenciais investidores. Para a realização deste estudo, foi utilizada a metodologia de análise de discurso, para detectar quais eram as intenções em cada recompensa posta pelos criadores do projeto. Em seguida foram analisados os projetos identificando quais características estavam presentes nas recompensas, e consequentemente, os padrões que estas recompensas seguiam. Por fim foram discriminados estes padrões e feitas constatações passíveis de estudos futuros.