Estudo comparativo de aplicativos para gamificação da aprendizagem: Duolingo e SoloLearn

Autores

  • Graziela Frainer Knoll
  • Fabrício Tonetto Londero
  • Guilherme Lima da Rosa Moreira
  • Pietro de Athayde Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n01.57241

Palavras-chave:

Cultura, Gamificação, Jogo, Jogo sério, Aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste trabalho é comparar como ocorre a gamificação por meio de dois aplicativos de aprendizagem: Duolingo e SoloLearn. Para tanto, foram descritos como se relacionam os elementos de estética, mecânica e dinâmica para a construção da experiência de gamificação. A pesquisa é qualitativa, com método descritivo e com as seguintes categorias de análise: componentes estéticos, mecânica e dinâmica do aplicativo. Para a análise, optou-se pelos aplicativos Duolingo e SoloLearn, que é voltado à aprendizagem autônoma e dinâmica de línguas e programação, respectivamente. Como resultados, ambos aplicativos se destacam pelo grande conjunto de elementos de gamificação utilizados para o engajamento e motivação dos seus jogadores.

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Publicado

2021-01-15

Edição

Seção

DOSSIÊ: GAMIFICAÇÃO, JOGOS DIGITAIS E JOGOS DE TABULEIRO NA EDUCAÇÃO