Jogos em instituições museais: uma forma de reconhecimento dos sujeitos
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n01.57242Palavras-chave:
Jogos Museais, Educação Museal, Pinacoteca, São Bernardo do Campo.Resumo
O artigo apresenta um conjunto de jogos museais desenvolvidos para a Pinacoteca de São Bernardo do Campo (SP) como ferramenta de ampliação do conhecimento do museu e autonomia de suas práticas educacionais. Para esta análise, utilizamos um relato de experiência, descritivo e qualitativo. Expomos as bases, as dificuldades e o processo de realização do projeto (Re)Descobrindo a Pina: jogos em ação educativa, no complexo contexto da maior instituição de arte moderna e contemporânea do chamado grande ABC. Como resultado, os três jogos produzidos constroem um todo narrativo, abordando a materialidade do acervo, os artistas e a história da instituição, em diálogo com a cidade, mas não dependem, necessariamente, de uma ativação no local. Nesse sentido, o trabalho realizado encontrou um caminho educativo que por meio dos jogos, evidencia a importância da instituição e reconhecimento da mesma em seu território, além de contribuir para capilarizar relações e ações, alinhada à nova museologia.