Gameficação como perspectiva didática no ensino de história: a expansão marítima portuguesa no quatrocentos

Autores

  • Cristina de Cássia Pereira Moraes
  • João Ferreira Sobrinho Junior

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n5.59189

Palavras-chave:

Gamificação, Ensino de História, Expansão Marítima Portuguesa.

Resumo

Este artigo se propôs analisar a gameficação como perspectiva didática no ensino de história, sob a temática da expansão marítima portuguesa no quatrocentos. Para responder a tal cenário se dispôs de pesquisa documental e bibliográfica a partir de trabalhos científicos e documentos oficiais para o levantamento, coleta e análise dos dados de forma qualitativa. Os resultados mostraram que a gameficação foi utilizada pelos aplicativos e que as mecânicas de jogos, podem ser utilizadas a partir da transposição didática no ensino de história. Conclui-se então que a gameficação como perspectiva didática é viável e sua utilização no ensino de história é adequado, tendo em vista a ludicidade no ensinar e o estímulo nos alunos, ao se aprender com prazer, diversão e alegria.

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Publicado

2021-05-21

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS