Uma proposta metodológica para o ensino da matemática utilizando a gamificação e a sala de aula invertida
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n5.59190Palavras-chave:
Gamificação, Sala de aula invertida, Matemática, Função.Resumo
Com a pandemia e a necessidade da suspensão das aulas presenciais, se fez necessário buscar novas formas de desenvolver o processo de ensino aprendizagem através dos meios digitais para o ensino remoto. Por este motivo, este artigo tem como objetivo trazer um relato de experiência de como foi a perspectiva para os alunos da utilização da gamificação e da sala de aula invertida nas aulas de matemática de uma turma do 1o ano do ensino médio de um curso técnico integrado. Para cumprir este objetivo, foi utilizada uma metodologia de abordagem qualitativa e como resultado, foi identificado que os alunos gostaram de participar da atividade e que eles preferem uma mescla de uma prática pedagógica tradicional juntamente com a inovação das atividades gamificadas.