Impacto (des) favorável do uso de aplicativos educacionais no ensino superior: um estudo em IFES

Autores

  • Gleice Carvalho de Lima Moreno
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v16n6.59676

Palavras-chave:

Aplicativos educacionais, Tecnologias da informação, Impacto no uso de aplicativos em sala de aula.

Resumo

O uso de tecnologia da informação e comunicação (TIC) tem sido uma constante nos mais diversos setores. No ensino, os componentes da TIC vêm sendo amplamente utilizados, preparando os estudantes e melhorando a interação a partir de discussões promovidas pelo professor, que assume o papel de orientador. Com base nisso, este estudo objetivou analisar a percepção dos docentes de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) quanto aos fatores favoráveis e desfavoráveis no uso de aplicativos educacionais em diversas áreas de conhecimento. O estudo é descritivo, realizado por meio de survey, com questionário semiestruturado via Google Forms, elaborado a partir da literatura e aplicado em cinco instituições federais. Os resultados mostraram que alguns docentes têm buscado continuamente outras alternativas educacionais para aprimorar o ensino. A adequação a essas novas alternativas de ensino acaba sendo inevitável, devido ao avanço da tecnologia.

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Publicado

2021-06-21

Edição

Seção

Artigos