Feminismo e teledramaturgia: agenda feminista em produções brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n09.60645Palavras-chave:
Feminismo, Teledramaturgia, Pesquisa bibliográfica.Resumo
O presente estudo tem como objetivo investigar, por meio de um cotejamento entre Brundson (1997), Pinto (2003) e Almeida (2012), como se deu a construção das pautas feministas, ao longo do tempo, na teledramaturgia brasileira através das novelas “Sua vida me pertence” (1951), “Malu Mulher” (1979), “Tieta” (1989), “Mulheres Apaixonadas” (2001), “Verdades Secretas” (2015) e da série “Mulher” (1998). Com o auxílio de uma pesquisa bibliográfica, observamos, primeiramente, uma forte relação entre as temáticas feministas e os produtos audiovisuais, no entanto, essa relação se dá através de “temáticas sociais”, que tiram o “rótulo” feminista das pautas.