Entre dinâmicas de mercado e identitárias: os youtubers e a controvérsia publicitária d’O Boticário
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n09.60666Palavras-chave:
Youtubers, Controvérsia Publicitária, Identidades.Resumo
O presente artigo pretende discutir o papel dos youtubers na repercussão do conteúdo publicitário polêmico, a partir da controvérsia surgida após a veiculação da publicidade Casais d’O Boticário, em maio de 2015. Ao representar um “abraço gay”, a empresa gerou vozes dissonantes e consonantes, as quais, a partir desta controvérsia, se faziam representar e, ao mesmo tempo, passavam a diante a ação publicitária. Ficou evidente que os youtubers desempenharam, então, posição híbrida: tanto agentes de divulgação espontânea da empresa, quanto agentes de seu próprio fazer midiático. Uma entrada na discussão por convicção ou pelo provável efeito ressonante, que reflete, assim, não apenas o contexto midiático em que sua posição de influenciador os coloca, de busca por audiência e popularidade, mas também o modo como as identidades se constroem através de trocas simbólicas, revelando padrões e dinâmicas, tanto resultantes de lógicas de mercado quanto, portanto, das próprias disputas identitárias.