A ludicidade em atividades musicais de livros didáticos de arte vinculados ao Programa Nacional do Livro e Material Didático
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n09.60689Palavras-chave:
Livro didático de Arte, Ensino de Arte, Educação musical, Ludicidade.Resumo
Este estudo busca analisar a ludicidade em atividades musicais dos livros didáticos de Arte do 1º do Ensino Fundamental aprovados no ciclo 2019-2022 do Programa Nacional do Livro e Material Didático – PNLD (BRASIL, 2018A). A metodologia empreendida envolveu revisão de literatura e pesquisa documental. Os documentos analisados foram os livros didáticos e os documentos legais que amparam o PNLD, à luz dos pressupostos da Análise de Conteúdos (BARDIN, 1977). Estabelecemos duas categorias de análise dos livros: a presença de descritores relacionados à ludicidade; e de outros quatro descritores: as linguagens artísticas da Arte. Como resultados, observamos que os livros didáticos cumprem a legislação que rege o PNLD e estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017A), apesar da ludicidade ser abordada de forma diferente em cada obra analisada, o que preocupa quanto ao modo como são estabelecidos os critérios de seleção dos livros nos editais do PNLD.