Panorama da atuação do design em empreendimentos sociais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n09.60706Palavras-chave:
Design, Design estratégico, Empreendedorismo social.Resumo
Os empreendimentos sociais, apesar de estarem conquistando cada vez mais espaço dentro do mercado, ainda enfrentam problemas de estruturação organizacional e de processos, que tem comprometido o potencial de transformação social dos mesmos. Diante disso, o objetivo deste artigo é apresentar um panorama nacional da atuação do design junto a empreendimentos sociais. Para tanto foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática de publicações acadêmicas dos últimos dez anos que abordam a temática apresentada. A análise apontou um alto crescimento de publicações nos últimos cinco anos e predominância da região Sul. Identifica-se que a área de estudos é recente e onde a maior parte dos trabalhos se limita às etapas iniciais de projeto de design. Os resultados apontam o design como abordagem eficiente para a identificação de demandas organizacionais diante de situações complexas.