Ciberativismo e marketing digital: o potencial estratégico da petição pública online de Sebastião Salgado em defesa da Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n09.60761Palavras-chave:
Ciberativismo, Marketing Digital, Petição Pública, Sebastião Salgado, Fotografia.Resumo
Este artigo tem o objetivo de discutir o potencial do ciberativismo como estratégia de marketing digital. Para isso, foi selecionado como objeto de estudo o caso da petição pública online “Lélia e Sebastião Salgado: ajude a proteger os povos e indígenas da Amazônia do Covid”, movida pelo fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa Lélia Wanick, em 1 de maio de 2020. Observou-se como o manifesto ativista apresentou potencial estratégico de marketing digital para o alcance de engajamento social e visibilidade em mídia espontânea nacional e internacional, na internet, para divulgação dos trabalhos produzidos pelo fotógrafo, bem como para sua nova exposição intitulada “Amazônia”, anunciada para 2021.