Representatividade LGBT no mercado editorial brasileiro: editoras independentes, percepções de consumo e desafios contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n12.61610Palavras-chave:
Mercado editorial, Literatura LGBT, Editoras independentes, Representatividade.Resumo
O artigo busca compreender como se configura a representatividade LGBT no atual mercado editorial brasileiro, com ênfase à atuação de editoras independentes. Para tanto, partimos de um breve histórico da literatura LGBT no Brasil, a partir do qual fica evidente a permanência de mecanismos de censura e interdição a essas obras ao longo dos séculos. Após traçar um panorama atual das principais editoras que publicam obras literárias de temática LGBT no país, e considerando a ampliação da visibilidade adquirida por movimentos LGBT no debate público em anos recentes, bem como seu impacto sobre a produção e consumo literários, analisamos os resultados de um estudo exploratório desenvolvido por meio da aplicação de questionário a leitores(as) acerca de suas percepções sobre os impactos da literatura LGBT em diferentes públicos. Por meio da análise de conteúdo das respostas ao questionário, apontamos avanços e desafios em termos da representatividade LGBT no mercado editorial brasileiro.