Gamificação no ensino a distância: uma proposta de modelagem para disciplinas no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n12.61622Palavras-chave:
Gamificação, Ensino Remoto, Educação a Distância, Ensino Superior.Resumo
Nos últimos anos, o interesse pela modalidade da educação a distância vem crescendo, ao mesmo passo que começam a ser registradas dificuldades quanto a evasão e a falta de engajamento dos alunos. Com a pandemia da COVID-19, as instituições de ensino tiveram que adaptar os cursos presenciais à modalidade a distância ou ao ensino remoto, e como forma de evitar a evasão e manter a motivação dos alunos tem-se buscado diversas estratégias para manter o engajamento dos alunos apesar das grandes dificuldades impostas pelo momento. Uma das estratégias que vem sendo adotada é a utilização da gamificação, e nesta perspectiva, o objetivo deste artigo é propor a modelagem de uma disciplina que vem sendo ministrada no ensino remoto considerando os potenciais da gamificação possui para a educação. Para cumprir esse objetivo, este artigo utiliza uma abordagem qualitativa e exploratória e como resultado apresenta este modelo que pode subsidiar a adaptação de diversas disciplinas para um contexto gamificado.