Solar smash: a importância dos jogos digitais para o ensino de ciências em tempos de pandemia

Autores

  • Lucas Peres Guimarães
  • Gabriella Teixeira Schuwarte
  • Ivanete da Rosa Silva de Oliveira
  • Ana Paula Cunha Pereira

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n12.61631

Palavras-chave:

GameFlow, Jogo Digital, Pibid, SolarSmash.

Resumo

Os jogos digitais são grande sucesso entre adolescentes que têm dispositivos móveis.  Aliar os jogos digitais ao processo de ensino e aprendizagem pode ser uma alternativa interessante para a superação das dificuldades inerentes às imposições da pandemia na escola básica. Nesse sentido, esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), analisa as percepções de 20 jogadores voluntários sobre o jogo SolarSmash a partir de um questionário avaliativo baseado no método GameFlow.  Os resultados mostram uma postura favorável dos participantes sobre o jogo que apresentou bons índices na avaliação fundamentada pelo método GameFlow em que dos nove elementos, oito (concentração, desafios, habilidades do jogador, objetivos, feedback, design do jogo, aspectos pedagógicos do jogo e abordagem conceitual) foram observados com alto grau de concordância. Por fim, os participantes constataram que o jogo SolarSmash pode ser usado como um recurso no processo de ensino aprendizagem.

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Publicado

2021-12-21

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS