Dungeon-Bot: um jogo de programação de linguagem visual baseado no Portugol
Palavras-chave:
Linguagem Visual, Jogos de programação, Portugol, Unity.Resumo
A complexidade das linguagens de programação motiva a adoção de estratégias e ferramentas que auxiliem os alunos na aprendizagem desse conteúdo. Uma das soluções utilizada é o uso de jogos de programação, que ajudam o aluno a desenvolver a lógica e o pensamento computacional de maneira lúdica com uma linguagem visual. Diante deste contexto, o objetivo deste artigo é apresentar o Dungeon-Bot, um jogo de programação com linguagem visual e comandos baseados no Portugol. Também é apresentada uma análise e comparação de jogos similares da indústria com o Dungeon-Bot. Foi utilizada a metodologia de estudo de caso para definição, análise e seleção dos jogos a serem comparados. Como resultado, são apresentados testes do jogo realizados com o público-alvo e uma tabela comparativa entre os jogos similares analisados e o Dungeon-Bot. Os resultados permitiram concluir que o jogo, comparado aos demais, se destacou nos conceitos de programação ensinados e no uso do pensamento computacional.