A cor e sua influência na construção de memória das marcas: um estudo aplicado aos segmentos de vestuário, streaming e fast food
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n7.63622Palavras-chave:
Cor. Branding. Marca. Memória.Resumo
A cor é um elemento visual de destacada potência e versatilidade, e a sua função junto às marcas é indiscutível. Nesse sentido, este trabalho propõe, por intermédio das cores, mensurar as potencialidades de ativação de memória das marcas nos consumidores. Para tanto, foi elaborado um rápido esboço sobre as dimensões físicas da cor e, a partir de Goethe, explicados os efeitos sensíveis e morais que as cores despertam na percepção de marca dos consumidores. Em seguida, foi aplicado um questionário qualitativo para verificar a influência das cores na memória de marca dos consumidores. A partir dos resultados do questionário, foi possível verificar que a cor exerce uma remissão de memória direta à marca, isto acontece tanto quando a cor considerada é predominante, quanto quando a cor a ser relacionada é a cor que ocupa menor espaço na marca.