Os fatos na “zona do agrião”: um exame sobre a efetividade da Educação Midiática no ambiente esportivo

Autores

  • Angela Pacheco Pimenta
  • Marcos Américo
  • Angela Maria Grossi

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n8.63759

Palavras-chave:

Educação midiática. População não-escolar. Ambiente esportivo. Internet. Desinformação.

Resumo

Este artigo examina a viabilidade, via produção e difusão de duas mensagens de educação midiática para a população não-escolar em jogos de futebol e respectivas transmissões radiofônicas e televisivas, além de conteúdos relacionados postados em redes sociais: Mensagem 1 - A importância de se diferenciar fato de opinião. Mensagem 2 - Cuidado com as mensagens das redes sociais que podem instigar emoções negativas, como raiva, medo e ansiedade. Os métodos incluem pesquisa bibliográfica e entrevistas com especialistas em Comunicação, Sociologia e Marketing do Esporte. Os resultados indicam oportunidades para campanhas de cunho cívico em grande escala e desafios em termos de altos custos financeiros e limitações no aprofundamento do ensino das mensagens junto ao público-alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-19

Edição

Seção

Artigos