A autenticidade das ações de sustentabilidade em marcas potiguares de slow fashion: um estudo sobre as práticas de greenwashing a partir do posicionamento digital
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n8.63765Palavras-chave:
Greenwashing. Slow fashion. Moda Sustentável.Resumo
A partir da rápida comunicação via internet, os consumidores estão cada vez mais cientes dos problemas ambientais causados pelo setor da Moda e, em parte, estão optando por marcas que sejam mais sustentáveis. Assim, muitas empresas utilizam a prática do greenwashing, estratégias de propagandas enganosas que consistem apenas em uma orientação superficial à sustentabilidade. Tais campanhas publicitárias promovem características sustentáveis, no entanto, não realizam esses serviços exatamente como propagado. Dito isso, este artigo propõe analisar o posicionamento digital de marcas de Moda que se colocam no mercado potiguar como sustentáveis e slow fashion. Conduziu-se um estudo das publicações disponíveis em Instagram, websites e notícias sobre e de 11 marcas de Moda do Rio Grande do Norte. Concluiu-se que algumas das marcas utilizam no discurso para o consumidor a moda consciente, mas provas não são divulgadas no local de comunicação para o público, seja nas redes sociais ou em sites.