Criatividade no campo da moda: o que artigos científicos têm a dizer sobre o tema?

Autores

  • Milena Mayuri Pellegrino Ogushi
  • Andréa Vieira Zanella

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n8.63770

Palavras-chave:

Moda. Criatividade. Criação.

Resumo

Este trabalho, a partir de revisão sistemática, analisou artigos científicos que discutem processo de criação no campo da moda. A busca nas bases de dados Scopus, Web of Science, SciELO, PsycInfo e IndexPsi, nos idiomas inglês e português, localizou 15 artigos pertinentes. Identificou-se uma variedade de concepções que conferem sentido à criatividade e à atividade do profissional da moda. Verificou-se a presença de perspectivas ainda assentes na ideia de criatividade interior, a despeito dos avanços psicológicos sobre o tema. Ainda, a compreensão de criatividade entrelaçou a ideia da genialidade da criação, o sistema de moda e o próprio sistema capitalista. Considerando as especificidades sociais, econômicas e políticas que marcam o exercício dessa profissão, sinaliza-se a necessidade de investimento em pesquisas voltadas a esse público a fim de ampliar a compreensão das condições da atividade criativa e de produção nesse campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-19

Edição

Seção

Artigos