Trajetória da regionalização da televisão no Nordeste: A (re)configuração das redes nacionais na região
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n8.63809Palavras-chave:
Televisão. Regionalização. Redes regionais. História da Mídia. Nordeste.Resumo
Este artigo buscou compreender como se deu a formação das redes regionais de televisão no Nordeste brasileiro e a atuação das redes nacionais na região, para entender o processo de regionalização da mídia no país. Para isso, foi realizado um Estudo de Caso (YIN, 2015) com as cinco maiores redes de emissoras do país: TV Globo, SBT, Record TV, Band e TV Cultura. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, além de consultas aos atlas de cobertura dos canais analisados, sites, redes sociais e portais de notícias. O problema da pesquisa buscou responder como se configuram as grandes redes de TV no Nordeste. Essa investigação se justifica pela necessidade de identificar e analisar elementos e práticas sociais presentes na televisão regional. Diante disso, foi possível verificar a existência de grupos com atuação além dos limites dos estados e da região, além de interesses políticos e empresariais envolvidos no controle da mídia e na concentração de propriedade.