O sentido das sombras no cinema religioso: do aniconismo à idolatria

Autores

  • Pedro de Andrade Lima Faissol

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n11.64514

Palavras-chave:

Ben-Hur. O rei dos reis. Aniconismo. Idolatria.

Resumo

Nesse artigo, pretendemos caracterizar e diferenciar o sentido atribuído às sombras em dois filmes que retratam Jesus Cristo: Ben-Hur (1959), de William Wyler, e O rei dos reis (King of kings, 1961), de Nicholas Ray. A nossa hipótese é a de que, no primeiro caso, a sombra é usada para evitar dar uma forma sensível ao rosto de Cristo (tendência anicônica), enquanto no segundo filme, ao contrário, ela é usada para acentuar a sua presença em cena (tendência idólatra). Ao longo deste artigo, faremos uma digressão ao iconoclasmo bizantino para propor um conceito operatório que nos ajude a iluminar os filmes analisados e a desenvolver a hipótese levantada.

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Publicado

2022-11-21

Edição

Seção

Artigos