Percepção docente e discente sobre o processo acadêmico de construção de painéis semânticos
Palavras-chave:
Painel semântico. Ferramenta. Design. Percepções acadêmicas.Resumo
O uso de ferramentas permite que os discentes sejam atuantes em seu próprio processo de aprendizagem. No âmbito do design uma das ferramentas utilizadas amplamente é o Painel Semântico (PS). Diante desse contexto, o objetivo deste estudo foi identificar percepções acadêmicas, da área de design, sobre o PS e seu processo de construção em sala de aula. Para isso, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas e questões objetivas com docentes e discentes de disciplinas de projeto em cursos de design de diferentes universidades brasileiras. Os resultados mostraram que tanto docentes como discentes apresentam dúvidas sobre o processo de criação de PS, indicando que sua construção não é um domínio consolidado. Os resultados indicaram também que seus usuários ainda demandam por referências mais específicas sobre como pode ser realizada esta construção, incluíndo-se aí a seleção de elementos semânticos adequados e a composição destes na base que forma o painel.