Efeito manada: a formação de uma consciência coletiva em redes sociais da internet
Palavras-chave:
Consciência coletiva. Redes sociais. Internet. Opinião pública.Resumo
O artigo reflete o papel das redes sociais da internet para a formação de padrões comportamentais na sociedade moderna, em diálogo com as contribuições teóricas de Émile Durkheim sobre o conceito de consciência coletiva. Parte-se do entendimento de que a consciência coletiva orienta os indivíduos para agir e viver de acordo com as normas da sociedade na qual estão inseridos. Sob esse aspecto, acredita-se que as redes sociais podem atuar como catalizadores da consciência coletiva na sociedade moderna, uma vez que são espaços de ampla mobilização social, produção de discursos e de manipulação do noticiário. O trabalho está baseado na revisão bibliográfica do tema, sobretudo, nas contribuições do pensamento de Durkheim. Além disso, explora-se o argumento de que a construção da opinião pública e a tendência do comportamento de manada em redes sociais podem ser indicativos para se pensar a formação de uma consciência compartilhada coletivamente.