Campanha PCDs Na Capa: uma análise sobre as contradições em torno da representação da deficiência
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n11.64632Palavras-chave:
Pessoas com deficiência (PCDs). Tipos de leitura. Contradições. Capas de revista.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as contradições emergentes da campanha PCDs Na Capa, uma iniciativa de ressignificação da revista Vogue. A questão central é entender como isso reverberou em outras produções de PCDs e impulsionou diferentes reivindicações a respeito da inclusão desse grupo nas revistas de moda e beleza. Metodologicamente, realizamos uma análise do conteúdo das capas no intuito de investigar os tipos de leituras (HALL, 2003) presentes. O resultado evidenciou como o compromisso de reproduzi-las fielmente é uma forma paradoxal de, ao mesmo tempo, negá-las e afirmá-las. Ao passo que, quanto menos preso aos aspectos originais, mais questionadora é a capa. Embora, isso também traga problemas de identificação com o que está sendo confrontado.