A morte de uma celebridade e o rompimento da agenda noticiosa de um portal de notícias eminentemente local
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n3.65809Palavras-chave:
Morte. Celebridade. Marília Mendonça.Resumo
Morte e celebridades (figuras proeminentes) são consideradas valores-notícia de importância para o jornalismo e, dessa forma, ocupam espaço natural cobertura jornalística. O presente artigo traz um estudo de caso a partir da morte da cantora Marília Mendonça na perspectiva de um portal de notícias do interior, situado em uma cidade de médio porte de Minas Gerais, distante mais de 900km do acidente que vitimou a cantora eminentemente local e regional e que tem sua agenda rompida com a inserção do acontecimento morte da celebridade sertaneja. Traz-se à luz discussões sobre os impactos da morte de uma personagem pública como a cantora para os conteúdos noticiosos do portal e como o leitor, a partir de reações e comentários, recebe esse conteúdo que extrapola a pauta diária, demonstrando num primeiro momento interesse e aceitação da inserção da notícia entre a cobertura do dia, porém, rechaçando o prolongamento do acontecimento morte nos dias seguintes. O estudo parte de um projeto de análise da agenda noticiosa do portal, que demonstra cobertura.