Midiatização e espetacularização: o jornalista como influenciador digital
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n3.65810Palavras-chave:
Midiatização. Imagem. Espetacularização. Influenciadores digitais. Jornalismo.Resumo
Com a midiatização, amplia-se o consumo de informações e imagens em nível global e reconfiguram-se os hábitos de vida, as formas de trabalho e as manifestações culturais. Diante desse cenário, o jornalismo é um dos campos profissionais que têm se reconfigurado em termos ideológicos, técnicos e estéticos. Considerando isso, este artigo analisa, sob o ponto de vista estético, a forma com que jornalistas brasileiros têm se projetado em redes sociais digitais. Foram empregados, no presente estudo, os preceitos teóricos de autores como Mark Deuze, Gilles Lipovetsky, Jean Serroy, Henry Jenkins e Derrick de Kerckhove. Conclui-se que a conduta de jornalistas e a forma com que eles se projetam publicamente em redes sociais digitais têm sido permeadas pela lógica do espetáculo.