Do YouTube para a TV: mediações e (meta)crítica em Choque de Cultura
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n3.65877Palavras-chave:
Humor. Comunicação Audiovisual. Cultura da Convergência. Metacrítica. Choque de Cultura.Resumo
O artigo tem como objetivo analisar as múltiplas “camadas” de sentido presentes no programa humorístico Choque de Cultura (TV Quase) à luz de diferentes “momentos” do circuito da comunicação, considerando, para isso, suas temporadas exibidas pela TV Globo. O percurso metodológico/analítico do trabalho considera os seguintes aspectos: possibilidades de codificação/decodificação à luz de teorias do humor; perspectivas sobre os processos de codificação a partir de manifestações do lugar de produção; aspectos da circulação do programa Choque de Cultura na cultura midiática; e dimensão das mediações das discursividades engendradas em Choque de Cultura. Como principais resultados da pesquisa, chamamos a atenção para o recurso à incongruidade como principal estratégia de produção de humor no programa em foco, bem como à presença de elementos de metacriticidade nos episódios analisados, que mobilizam narrativas e sentidos circulantes na própria cultura midiática.