Aprendizagem significativa a partir do uso dos aplicativos para smartphone na Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n3.65893Palavras-chave:
Aprendizagem significativa. Aplicativos Móveis. Educação. Educação Física Escolar.Resumo
Este estudo tem o objetivo de contextualizar a utilização dos aplicativos móveis como ferramenta de aprendizagem significativa para alunos de Educação Física do Ensino Médio, com base na teoria da Aprendizagem Significativa (AUSUBEL, 1978) Este estudo está classificado como uma pesquisa de caráter qualitativo documental, na qual utilizamos três aplicativos relacionados à saúde, apoiados pelo que sustenta o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A intenção foi demonstrar como o uso dos aplicativos pode permitir a continuidade dos estudos fora do ambiente escolar. Como achados, podemos destacar que a teoria da aprendizagem significativa possibilita o encontro do educando com a sua autonomia, como sugerem os PCN. Também podemos observar que os aplicativos selecionados trazem conteúdo próprio para o ensino da Educação Física e, ainda que enfrentando dificuldades técnicas, podem possibilitar um estímulo ao interesse de estudantes a respeito das propostas dos professores.