Quando o jogo “faz-fazer” e acontece: afetações de um gameplay de Plants vs. Zombies
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n3.65899Palavras-chave:
Jogo digital. Faz-fazer. Afetações. Plants vs. Zombies. Teoria Ator-Rede.Resumo
O objetivo deste trabalho é promover uma reflexão acerca do “faz-fazer” que emerge da associação jogo-jogador, destacando algumas afetações produzidas em um gameplay de Plants vs. Zombies (PvZ). Metodologicamente, este texto apresenta uma discussão de um gameplay de PvZ articulada a elementos da Teoria Ator-Rede e a referenciais acadêmicos sobre jogos. Foi possível perceber que as “inter-ações” estabelecidas na rede sociomaterial formada possibilitam pensar a associação jogo-jogador como produtora de uma realidade que evoca elementos desejáveis em um processo de ensino-aprendizagem, a saber: escolher e decidir, evitar improvisos, compor estratégias de ação, selecionar recursos para controle de crises, analisar cenários, filtrar/relacionar informações e exercitar raciocínio lógico. Destaca-se que as afetações emergentes do gameplay de PvZ podem oportunizar desenvolvimento de habilidades cognitivas e favorecer uma aprendizagem colateral.