“Gotta catch’em all”: a estratégia lúdica da captura de dados no Pokémon Go

Autores

  • Breno Maciel Souza Reis

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n3.65900

Palavras-chave:

Pokémon Go. Big Data. Jogos digitais. Game Studies. Capitalismo de dados.

Resumo

Este trabalho aborda o jogo locativo de realidade aumentada Pokémon Go (PG) para além da experiência lúdica por ele proporcionada, mas a partir da coleta de dados das pessoas jogadoras realizada pela Niantic, desenvolvedora do game e empresa subsidiária da Alphabet. Partimos da compreensão de que os rastros e micro informações digitais produzidas diariamente pelas pessoas representam a matéria-prima de uma lógica chamada de Big Data, cujos algoritmos permitem predizer e influenciar comportamentos futuros. A metodologia possui uma abordagem qualitativa de caráter descritivo-exploratória com uma visada fenomenológica para a compreensão da multidimensionalidade do fenômeno, ressaltando sua complexidade e importância para as experiências das pessoas jogadoras. Destacamos como o PG é utilizado pela Niantic/Google para a obtenção destes dados, bem como estes novos jogos possuem modelos de negócios que buscam também influenciar a o consumo por parte da comunidade de jogadores(as).

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Publicado

2023-03-20

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS