Pós-pandemia: ensino híbrido e as ferramentas digitais
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n1.68932Palavras-chave:
Discentes. Docentes. Educação. Ferramentas Digitais. Pós-pandemia.Resumo
Este artigo apresenta um estudo exploratório, descritivo e participante sobre a realidade dos docentes na pós-pandemia[1]. O intuito é levantar quais ferramentas digitais, que foram essenciais no período remoto, ainda estão sendo utilizadas pelos professores em salas de aula. Também, será discutido o uso destes instrumentos didático-pedagógicos pelos docentes no ensino híbrido. A observação participante foi feita em 4 disciplinas de pós-graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF), no ano de 2022, sendo detectados: 8 recursos digitais que são utilizados em sala ou no contato entre alunos e professores; e 7 dificuldades encontradas durante o uso do virtual. Para dar andamento ao trabalho, utilizou-se alguns manuais de universidades e autores renomados sobre o assunto, como Moran (2015), Sunaga e Carvalho (2015).
[1] A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, no dia 5 de maio de 2023, o término da emergência sanitária da pandemia da Covid-19.