Traços arquitetônicos em marcas: memórias ativadas pela plasticidade visual
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n1.69085Palavras-chave:
Cor. Forma. Identidade Visual. Traços Arquitetônicos. Percepção.Resumo
Este trabalho propõe-se a oferecer um olhar sobre a forma como elementos arquitetônicos são estilizados e usados na comunicação visual, com apropriações da publicidade. Interessa perceber o desempenho, principalmente, dos elementos visuais forma e cor, na materialização sintetizada de elementos arquitetônicos. Para tanto, foram utilizados pensadores da imagem como Villafañe, Arnheim e Kandinsky. No que tange à associação das imagens da arquitetura na comunicação, os pensamentos de Pallasmaa foram visitados. O objetivo consiste em mostrar a potencialidade e as características da plasticidade visual neste processo. Acredita-se ter sido possível trazer uma reflexão em torno das metamorfoses de elementos culturais visuais, por meios de expressão como a arquitetura e a comunicação, no despertamento de memórias.