O papel estratégico das relações públicas como apoio às atividades extensionistas de divulgação científica
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n4.69816Palavras-chave:
Divulgação científica. Relações públicas. Extensão. Comunicação organizacional.Resumo
O estudo teve como objetivo analisar o processo de divulgação científica sob a ótica das pró-reitorias de extensão das universidades federais da região Centro-oeste brasileira, compreendendo as práticas extensionistas adotadas frente ao desafio de alcançar diferentes públicos estratégicos. O percurso metodológico inclui pesquisa bibliográfica, descritiva e empírica com aplicação de formulário eletrônico, cuja taxa de resposta foi de 71,42%. Após a coleta dos dados, realizou-se a análise quali-quanti por meio da estatística descritiva. Dentre os resultados, revelou-se que as estratégias comunicacionais mais comuns para atingir os públicos dessas instituições são a realização de eventos, como feiras de ciências (100%), oficinas e cursos (80%) e visitas guiadas (60%). Neste processo, as relações públicas podem contribuir fortemente no mapeamento e relacionamento com públicos estratégicos, bem como aprimorar as práticas comunicacionais já adotadas pelas pró-reitorias de extensão.