Avaliação de conhecimento em jogos sérios: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n4.69895Palavras-chave:
Jogos sérios. Avaliação. Jogos educacionais.Resumo
Jogos sérios são utilizados para transmitir mensagens, ensinar e fornecer experiências de aprendizado, com diversas aplicações em áreas como educação, saúde, governo e corporações. Porém, para verificar o aprendizado obtido por meio desses jogos é necessário realizar avaliações, este artigo traz uma Revisão Sistemática de Literatura para investigar os métodos usados para avaliação do ganho de conhecimento por meio de jogos educativos. Foram selecionados 116 artigos no total e encontradas práticas de avaliação
que incluíam pré-teste, pós-teste, questionário, observação e monitoramento. A síntese desses métodos fornece orientações para a comunidade desenvolvedora de jogos sérios, porém em futuras pesquisas pode ser interessante aprofundar a estratégias de avaliação in-game.