Um Jogo digital: "Linguaventura" para o auxílio no ensino- aprendizagem da alfabetização do ensino fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n4.69904Palavras-chave:
Jogos digitais. Jogo educacional. Educação. Língua portuguesa. Alfabetização. RPG.Resumo
Neste artigo, descreve-se o desenvolvimento de um jogo educacional digital, o Linguaventura, voltado para o ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental II. O jogo utiliza o motor gráfico Unity 3D e procura oferecer uma abordagem dinâmica para o ensino, convidando os alunos a embarcar em uma viagem por Lexiconium, um mundo de magia. O protagonista, nomeado pelo jogador, deve impedir Pedro, o Carrasco Acadêmico, de ameaçar Lexiconium com magia proibida. O artigo discute a criação e implementação do Linguaventura, seus desafios e resultados preliminares, contribuindo para a discussão sobre o uso de jogos digitais no ensino e inspirando novos projetos nessa área.