Um Jogo digital: "Linguaventura" para o auxílio no ensino- aprendizagem da alfabetização do ensino fundamental II

Autores

  • Jonatan Henrique da Silva
  • Victor Barcelos Gontijo de Carvalho
  • Gabriel de Freitas Paixão
  • Hugo Rodrigo Gomes de Castro
  • Pedro Moises de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n4.69904

Palavras-chave:

Jogos digitais. Jogo educacional. Educação. Língua portuguesa. Alfabetização. RPG.

Resumo

Neste artigo, descreve-se o desenvolvimento de um jogo educacional digital, o Linguaventura, voltado para o ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental II. O jogo utiliza o motor gráfico Unity 3D e procura oferecer uma abordagem dinâmica para o ensino, convidando os alunos a embarcar em uma viagem por Lexiconium, um mundo de magia. O protagonista, nomeado pelo jogador, deve impedir Pedro, o Carrasco Acadêmico, de ameaçar Lexiconium com magia proibida. O artigo discute a criação e implementação do Linguaventura, seus desafios e resultados preliminares, contribuindo para a discussão sobre o uso de jogos digitais no ensino e inspirando novos projetos nessa área.

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Publicado

2024-04-21

Edição

Seção

EDIÇÃO ESPECIAL DO SBGAMES/2023 – TRILHAS DE EDUCAÇÃO