P do Quê? Um jogo de tabuleiro sobre o composto de marketing

Autores

  • Dôuglas Aparecido Ferreira
  • Ana Flávia Balieiro
  • Matheus Carlos da Silva
  • Pedro Arthur
  • Paulo Lenço
  • Hélia Vannucchi

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n4.69905

Palavras-chave:

Jogo de tabuleiro. Marketing. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo apresenta e discute teoricamente a criação e as implicações educacionais do jogo de tabuleiro P do Quê? desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso. Para isso, recorre-se a outras experiências semelhantes que embasam a avaliação da efetividade da proposta. A metodologia de construção do jogo envolve leitura de textos, reuniões de planejamento, estudo de jogos de referência, confecção de um protótipo e testes com o público. O resultado é um jogo dinâmico, que pode ser utilizado por profissionais e estudantes de marketing, mas também de forma despretensiosa por qualquer outro grupo. Nas conclusões, apontamos as oportunidades e desafios de utilizar um jogo como apoio pedagógico ao ensino de marketing.

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Publicado

2024-04-21

Edição

Seção

EDIÇÃO ESPECIAL DO SBGAMES/2023 – TRILHAS DE EDUCAÇÃO