Criação e aplicação de jogos digitais direcionados ao público TEA: um mapeamento sistemático terciário

Autores

  • Marlow Rodrigo Becker Dickel
  • Marcelo da Silva Hounsell

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n4.69906

Palavras-chave:

Design de jogo. Jogos ativos. Jogos sérios. Autismo.

Resumo

O uso de jogos digitais nas dificuldades do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é pesquisado há muitos anos, contudo alguns fatores da sua utilização ainda são diversamente relatados. Este artigo descreve um mapeamento sistemático terciário da literatura que visa compreender os processos de criação e aplicação de jogos digitais direcionados ao público TEA. Graças a 13 revisões selecionadas, foi possível compreender que os resultados positivos são variados, porém maiores do que os negativos. Também, que um maior envolvimento do público-alvo na criação destes jogos pode potencializá-los ainda mais, e que a falta de padronização na avaliação e nos dados apresentados aumenta a dificuldade em realizar pesquisas como esta.

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Publicado

2024-04-21

Edição

Seção

EDIÇÃO ESPECIAL DO SBGAMES/2023 – TRILHAS DE EDUCAÇÃO