O metaverso como ferramenta de ensino para o marketing digital: análise do Brasília Trends Fashion Week na plataforma Spatial
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n5.70086Palavras-chave:
Metaverso. Marketing. Realidade Aumentada. Inteligência Artificial.Resumo
Este artigo estuda como as empresas podem utilizar o metaverso no marketing e como os estudantes desta área podem trabalhar ferramentas imersivas para o aprendizado. Para isso, a pesquisa analisa o ambiente de realidade aumentada do Brasília Trends Fashion Week, criado em 2023 na plataforma Spatial. Por meio de um estudo de caso e entrevistas, observa-se os pontos positivos e os desafios deste espaço imersivo, desde o processo de planejamento até a divulgação, destacando a usabilidade e as estratégias para atrair o público-alvo. Entre os resultados, a pesquisa mostra que trabalhar com atividades no metaverso colabora para o desenvolvimento de novas habilidades e técnicas digitais contemporâneas. Por outro lado, o conhecimento além da sala de aula sobre a web imersiva, assim como a otimização de recursos tecnológicos ainda são obstáculos para a popularização de práticas de marketing no metaverso.