Povos originários: sua história e seus direitos constituídos
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n5.70102Palavras-chave:
Ensino. Indígena. Literatura.Resumo
Este artigo tem como proposta apresentar considerações sobre a metodologia utilizada pelos professores no ensino da Literatura Indígena em sala de aula, onde o indígena é visto como um ser invisível que habita os livros didáticos, já que suas visões são totalmente eurocêntricas, sendo estes livros verdadeiros manuais, com pensamentos colonialistas. Por intermédio de obras escritas de autores indígenas, propusemos mostrar o quão ricas são as culturas que antecederam a atual, buscando transcender os preconceitos construídos no passar da história brasileira sobre as etnias indígenas. Esclarecendo os alunos, podemos promover o reconhecimento dos indígenas na construção étnica de nossa cultura, através da leitura da literatura indígena, valorizando o próprio ensino. Utilizamos como ferramenta a pesquisa bibliográfica e as leis inerentes à temática indígena no ensino formal, com um olhar profundo sobre esses, por isso consideramos importante a reflexão com relação a esse tema.